Adesivo

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sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DIREITO DE RESPOSTA

Faço aqui, o direito de resposta ao Senhor Marc Fortuna devido a suas declarações no Facebook:

            És bem verdade que tu não deves explicações a mim, porém,  deves aos funcionários da Educação que terão um fim de ano mais magro esse ano. Explique a eles através de provas documentadas onde foi gasto o dinheiro do FUNDEB, afinal é apenas isso que busco, para explicar aos funcionários que me procuraram com medo de perguntarem isso a própria Secretaria de Educação (o porquê deste medo não faço idéia)
            Quanto a dizer que o caluniei, apenas disse o que me disseste e portanto a verdade.
Quanto ao fato em que afirma que sou candidato a vereador, isso só será decidido na convenção em julho, por enquanto ninguém é candidato a nada.
Quanto a angariar leitores para meu blog, isso é relativo e não me preocupo com isso, sempre postei as chamadas no face, aqueles que quiserem ler, lerão, e faço isso não para aparecer, mas para divulgar a verdade. Permaneci em silencio durante anos, esperando que a sensatez brotasse no coração daqueles que ajudei a eleger, mas basta! Hoje sei como o Doutor Victor Frankenstein se sentiu quando o monstro levantou da mesa. (Alusão ao romance de Mary Sheley.
Mais uma vez peço para que poste a documentação necessária, apenas isso

Feliz Ano Novo
Fernando Ribeiro

ASSESSOR AFIRMA QUE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NÃO DEVE EXPLICAÇÕES A NINGUEM, SOMENTE AO TRIBUNAL DE CONTAS.

Fernando Ribeiro e Marc Fortuna
 durante a campanha do Conselho Tutelar
Fui procurado por oito profissionais de escolas do município onde foi informado que o município, não pagaria o 14º. Salário este ano aos funcionários da educação (Inspetores, merendeiras, professores, encarregados da limpeza, etc...), pois segundo havia sido informado, não tinha sobrado dinheiro. Esse fato me causou estranheza, e decidi investigar os aspectos legais no tocante a este beneficio. Apurei que realmente não existe uma lei que obrigue os municípios a pagarem o 14º salário. O que existe é um projeto de lei tramitando no senado, de autoria do senador Cristovam Buarque, que obriga o pagamento deste beneficio. Mas antes, para que vocês possam entender melhor, vamos a uma explanação sobre este beneficio.
O 14º. Salário é uma bonificação paga a escolas que atingirem a meta estipulada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Através dessa meta, as escolas se vêem obrigadas a melhorar a qualidade de ensino de seus alunos ano a ano e a avaliação é feita através da Prova Brasil, de responsabilidade do Governo Federal. Cabe ressaltar que o recurso para o pagamento desta bonificação é proveniente do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), ou seja, o município não paga um centavo por isso.
Depois de averiguar estes fatos procurei informações no site do próprio IDEB a fim de avaliar a qualidade do ensino básico de Itanhaém, vejam os gráficos:

4º Serie

8º Serie


Com base nesses gráficos, vi que Itanhaém havia alcançado a meta estipulada pelo IDEB, o que garante aos profissionais da Educação o recebimento deste beneficio. Logo em seguida resolvi averiguar quanto o município de Itanhaém havia recebido, vejam os valores informados pelo próprio site do Governo Federal:

(Copie e cole na barra de navegação)

http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaFavorecidos.asp?Exercicio=2011&SelecaoUF=1&CodUF=0&SiglaUF=SP&NomeUF=SÃO PAULO&ValorUF=&ValorTodosMun=&CodMun=6543&NomeMun=ITANHAEM&ValorMun=4257715301&CodFuncao=28&NomeFuncao=Encargos Especiais&CodAcao=0C33&NomeAcao=FUNDEB&ValorAcao=3.598.163,45

            Com base nessas informações, resolvi averiguar o quanto havia sido gasto na educação, afinal são TRES MILHÕES DUZENTOS E CINQUENTA E CINCO MIL CENTO E QUATORZE REAIS E NOVENTA E SETE CENTAVOS, o que a meu ver, é uma quantia bem considerável, e uma vez que a prefeitura é um órgão publico nada do que é feito por ela pode ser omitido da população, ou seja, os gastos dela SÃO PUBLICOS, garantindo assim o direito a qualquer pessoa de questionar para onde o dinheiro é enviado. Resolvi então falar com o Marc Fortuna, Assessor da Secretaria de Educação, Senhora Cilene Célia Rodrigues Forssell, no tocante de agendar uma visita minha com a Secretaria, para que eu pudesse explicar a esses funcionários o que de fato havia ocorrido. Qual foi a minha surpresa, que ao dizer ao senhor Marc os motivos da minha ligação, a resposta que obtive foi essa: Olha, a Secretaria, não deve explicações a um funcionário municipal que tem um blog, nem a ninguém, ela só responde ao Tribunal de Contas, e porque você não vai falar com o seu vice prefeito para que ele venha perguntar a ela!
            Confesso a vocês que fiquei em silencio por uns 4 segundos, não acreditando no que eu ouvia. O mesmo Marc Fortuna que antes estava apoiando o vice Ruy Santos, que trabalhava antes para o Vice Ruy Santos, o mesmo Marc que foi apoiado pela equipe RS e por mim para a eleição do conselho tutelar, o mesmo Marc que se indignava com as injustiças cometidas por este governo, o mesmo Marc que se diz meu amigo, assumindo uma postura de defesa da Primeira Dama e indo contra aos interesses do povo e da transparência com o dinheiro publico, uma vez que os motivos aos quais me levaram a criar este blog foi o de levar principalmente à verdade as pessoas. E não terminou por ai: Olha Fernando, vou te dizer uma coisa, CUIDADO COM O QUE VOCE POSTA NESSE BLOG, é um conselho de “amigo”.
            Bem senhores, gostaria de deixar alguns pontos claros, primeiro: nada do que é postado aqui, é baseado em achologia, antes de postar algo, eu procuro me informar principalmente dos aspectos legais de cada tema. Portanto, jamais iria postar algo que não condiz com a lei. Segundo, respeito às decisões de cada um, mas jamais vou deixar de postar algo simplesmente para agradar quem quer que seja e isto é algo que o próprio Ruy Santos sabe, por uma razão muito simples: o meu compromisso é com vocês, é com o povo, os verdadeiros chefes dessa cidade. Terceiro: não tenho medo de ameaças e principalmente NÃO TENHO MEDO ALGUM DESSE GOVERNO, comecei a trabalhar com 12 anos de idade, já fiz de quase tudo na minha vida, aprendi da forma mais difícil a sobreviver com pouco dinheiro e pelo pouco de tempo que tive com meu pai, aprendi o valor da honra de maneira quase medieval, ou seja, que a honra esta acima até mesmo da minha própria vida e se tiver que morrer por ela e pelo povo, irei morrer com orgulho. Quarto: aquele que vende seus ideais, que abre mão da defesa dos inocentes por um cargo, na minha concepção não passa de uma prostituta moral, um fariseu amaldiçoado.
            No mesmo dia, depois que o Marc me informou que estaria com a Secretaria de Educação do espaço cultural Benedito Calixto, resolvi me dirigir para o local, mas no meio do caminho encontrei o Ruy e resolvi conversar com ele a esse respeito (Já que foi essa a recomendação feita), e fiquei abismado com uma informação que até então desconhecia. É fato que o Ruy assumiu a prefeitura diversas vezes, porem, essas vezes o tempo nunca passava de 15 a 20 dias. Num limite de tempo como esse, o máximo que você consegue fazer a frente de uma prefeitura, é apenas garantir o seu funcionamento, pois esse prazo, não permite alterações mais profundas como à troca de secretários. E durante essas quinzenas em que ele assumiu como prefeito, uma delas foi numa época de fim de ano, e o 14º. salário foi regiamente pago, uma vez que os índices do IDEB foram atingidos, e ao contrario do comportamento que a Secretaria de Educação supostamente teria, informado pelo senhor Marc, Ruy Santos me recebeu em seu gabinete e me mostrou toda a documentação pertinente da época em que foi prefeito. Fiquei quase uma hora e meia analisando todos os documentos dessas quinzenas, e quando questionei se o valor enviado seria suficiente, ele me respondeu que sim, mas cabe ao Prefeito e a Secretaria de Educação o pagamento deste.
            O que mais me corta o coração é que tem funcionários que dependem desse abono para quitar suas responsabilidades, mas infelizmente não irão receber este beneficio.
            Peço perdão ao povo de Itanhaém e a vocês funcionários, mas infelizmente não consegui, desta vez fazer valer um direito de vocês adquirido pelo mérito de seus esforços. Procurei fazer o máximo que pude, mas não consegui desta vez vencer a tirania deste governo feudal e autoritário, mas essa guerra ainda esta longe de acabar, e não vou poupar nem sequer meu ultimo sopro de vida por vocês. Mais uma vez perdão povo.


Um Grande Abraço e um Feliz Ano Novo
Fernando Ribeiro

sábado, 24 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL


Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

SÃO OS VOTOS DE FERNANDO RIBEIRO E FAMILIA A TODA A POPULAÇÃO DE ITANHAÉM

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NOVO SITE DE FERNANDO RIBEIRO É INAUGURADO HOJE

Esse é mais um canal de comunicação com o povo e também uma forma de vocês me conhecerem melhor e buscarmos juntos um verdadeiro progresso para a nossa cidade.
Na parte de links voces verão quanto que o governo municipal recebeu de verbra do governo federal a para que secretarias esse dineiro se dirigiu. Vão conhecer mais da minha historia. Saberão com antecedencia em quais lugares realizarei as caminhadas e visitas. Enfim, será uma forma mais dinamica de acompanharem meu trabalho e a minha luta.
Mas não se preocupem pois o blog vai continuar a todo o vapor.


Um Grande Abraço
Fernando Ribeiro

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DENUNCIA EM BLOG DE FERNANDO RIBEIRO, FAZ COM QUE A PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM, NO JARDIM CORONEL SEJA TERMINADA EM TEMPO RECORDE.

Um mês depois da denuncia efetuada no blog, acerca da pavimentação incompleta e da péssima qualidade do asfalto encontrado por Fernando Ribeiro, o Governo Municipal tratou de agilizar o termino da obra na Avenida Conceição de Itanhaém no Jardim Coronel. Circula rumores na Prefeitura que o Governo do Estado, ao ver a materia postada neste blog, teria cobrado o Governo Municipal do porque a obra não teria sido terminada e que alem do Governador entregar a linha de ônibus turísticos, iria também entregar a pavimentação da Avenida Conceição de Itanhaém, bem como a pavimentação da Avenida Edson Batista de Andrade. Mais do que depressa, a equipe da Prefeitura terminou a metade que faltava em menos de duas semanas, prazo esse em que o Governador Geraldo Alckmin chegaria à cidade.
Parabéns a população do bairro Cidade Jardim Coronel, pois essa vitoria é de vocês. Mas não podemos esquecer que ainda falta muito a fazer por esse bairro, assim como outros bairros da nossa querida cidade.

sábado, 17 de dezembro de 2011

A TAXA DE COLETA DE LIXO E SEUS ASPECTOS LEGAIS

Todos aqueles que são proprietários de imóveis, ou até mesmo aqueles que detêm somente o domínio útil ou a simples posse, como no caso da locação, sabem que devem arcar, em cada exercício financeiro, com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Acontece que há mais de cinco anos, esses mesmos contribuintes vêm arcando também, além do pagamento do IPTU, com a exigência da Taxa de Limpeza Urbana, mais vulgarmente conhecida como taxa de lixo. A grande questão que, no entanto, apresenta-se é a seguinte: estaria à exigência da referida taxa de lixo, em conformidade com a atual Constituição Federal e o Código Tributário Nacional? Para responder a esta pergunta, mister tecermos aqui algumas considerações.Primeiramente, é bom que se faça a análise do conceito legal da espécie de tributo taxa.
A Constituição Federal/88, no seu art. 145, II, é bem clara quando assevera que taxa é o tributo exigido em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
Em desrespeito ao conceito acima mencionado, muitos municípios atualmente vêm exigindo o pagamento dessa taxa, objetivando com isso, o aumento da arrecadação fiscal, gerando assim, receita para o custeio de variados gastos. Deve-se ter em mente, porém, que, como está expresso no conceito trazido pela Carta Magna, à taxa deverá recair tão somente sobre serviços públicos específicos e divisíveis, isto porque a taxa é o tributo que tem sua razão de ser na contraprestação realizada pelo contribuinte em razão de serviço prestado pelo Ente Público ou colocado à disposição daquele. É o que acontece, por exemplo, quando se paga pelo fornecimento de certidões, pela prestação de atividade jurisdicional (custas processuais), ou quando se deseja obter licença para localização de estabelecimento comercial ou industrial em uma cidade. E é justamente aí, que a taxa se difere do imposto, que é o tributo exigido pela Administração Pública, não tendo em vista uma contraprestação do contribuinte por serviço prestado, mas sim em razão da necessidade primordial do Estado, de se conseguirem valores para custear os variados gastos de interesse coletivo; daí se afirmar com absoluta certeza, tratar-se o imposto de um tributo não vinculado, enquanto a taxa e a contribuição de melhoria são consideradas tributos vinculados a uma atividade estatal específica.
O argumento trazido à baila pelas Fazendas Municipais, na tentativa mascarada de explicar a existência da mencionada taxa de lixo, - argumento este no sentido de que o recolhimento do lixo, ao ensejar maior garantia e proteção à saúde pública, deveriam gerar a contraprestação financeira do contribuinte, ao ter seu lixo retirado da sua residência -, não merece acolhida pelos nossos juízes e/ou tribunais. Isto porque, como afirmado, constitui requisito essencial para a exigência de toda e qualquer taxa, a certeza de que esta se refira a serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ou postos à disposição, ou o exercício do poder de polícia, o que sem dúvida alguma, não é o caso da taxa de lixo, pois é humanamente impossível dividir quantitativamente o monte de lixo que cada residência ou pessoa produz.
Não é a mesma coisa quando se fala em taxa de água, esgoto ou até mesmo a taxa que se paga para participar de concurso público, por exemplo, simplesmente porque, nesses casos, é perfeitamente possível se saber quanto cada residência ou cada usuário gasta ou quanto e como se utiliza desses serviços, disponibilizados pelo Poder Público, devendo arcar o beneficiário exatamente com a quantia do serviço que auferiu. Isto sim é ser divisível.
O serviço de limpeza pública trata-se, portanto, de serviço geral e indivisível, de utilização indistinta por toda a comunidade, que circula diariamente por ruas, praças e avenidas de uma cidade, devendo ser assim, custeado inteiramente pela receita advinda dos impostos municipais exigidos por lei, e não cobrado dos proprietários de imóveis, o que constitui flagrante bi tributação, instituto completamente vedado em nosso ordenamento jurídico. Como se poder afirmar que a taxa de lixo é divisível, se não há sequer um padrão lógico e razoável para medir a quantidade de lixo que cada imóvel ou residência produz em um mês dia ou ano? Em que se baseia o Município então, para cobrar maior valor de uma taxa de lixo de um imóvel em relação a outro?
A resposta é simples. O Ente Municipal não se baseia em norma jurídica alguma, simplesmente porque não há qualquer fundamento legal ou constitucional para a exigência da aludida taxa de lixo. Ademais, a malsinada taxa de lixo é calculada tendo como base a área do imóvel, que é justamente a mesma base de cálculo do IPTU; além disso, ela possui como fato gerador a propriedade imobiliária, que também constitui a mesma hipótese de incidência do imposto municipal referido.
Assim, tem-se que a taxa de limpeza pública ou taxa de lixo é inconstitucional, pois viola frontalmente o art. 145, parágrafo 2o da Carta Constitucional de 1988, que versa sobre a impossibilidade da existência de taxas com base de cálculo de impostos. Outrossim, a aludida taxa municipal também fere, de forma inequívoca, a legislação infraconstitucional do Código Tributário Nacional, mais especificamente o parágrafo único do art. 77, que afirma não poder possuir a taxa, base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a impostos, nem ser calculada em função do capital das empresas.
Como se não bastasse tudo isso, deve-se ter em mente que a taxa de lixo é cobrada do contribuinte de forma irregular, no mesmo carnê de lançamento do IPTU, em cobrança antecipada, que se refere ao exercício financeiro que ainda virá a ocorrer, logo, é extremamente irrazoável a exigência da mencionada taxa, uma vez que é totalmente impossível saber-se ao certo se determinado imóvel vai ou não produzir lixo naquele exercício, e se produzir, qual será exatamente a quantidade advinda. Emerge assim, do que aqui se afirmou a conclusão de que a exigência da Taxa de Limpeza Pública é inconstitucional e ilegal, devendo ser repelida completamente pelos nossos Órgãos Julgadores, devendo ser ainda, devolvida a quantia despendida, nestes últimos anos, pois se configura valor que faz jus aos contribuintes que com ela arcaram.

Um Grande Abraço
Fernando Ribeiro

domingo, 11 de dezembro de 2011

OS MOTIVOS DE SER + RUY SANTOS

Fernando Ribeiro e Ruy Santos, juntos pelo bem da nossa cidade
Muita gente tem me perguntado o porquê de estar ao lado de Ruy Santos para o próximo pleito municipal. A decisão que me levou a apoiá-lo foi baseada em duas esferas: Pessoal e Técnica.

Técnica: De todos que eu analisei, Ruy e Jaime são os únicos que já tiveram um trabalho na alçada de Prefeito, o que lhes da experiência em como administrar a máquina e a cidade, diferente do Marco e do Marcelo (Nada contra aos dois, pelo contrario, acredito que ambos têm vontade, mas muitas vezes apenas a vontade só não basta) que nunca tiveram esse tipo de experiência e levariam pelo menos um ano e meio a dois para entender o funcionamento técnico e burocrático de uma prefeitura. Entre Jaime e Ruy, Ruy Santos conta com um histórico atualizado da nossa realidade como cidade, é arquiteto e responsável pelos projetos de TODAS as obras realizadas na cidade nos últimos seis anos, possui bons contatos na esfera federal, por meio de deputados do Partido da Republica, o que ajudará na obtenção de verbas para o nosso município. Portanto, seguindo uma visão técnica, Ruy Santos demonstrou ser o mais preparado para governar Itanhaém.

Pessoal: É dono de uma personalidade calma e centrada, que analisa os pontos e não se deixa levar pelo o impulso do momento, qualidades imprescindíveis em um líder nato. Possui um excelente histórico familiar e uma reputação perfeita como cidadão e pai de família, o que demonstra senso de responsabilidade e honra, qualidades essenciais para um governante. Portanto, seguindo uma visão pessoal, Ruy Santos demonstrou ser o mais preparado para governar Itanhaém.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENTREVISTA NA RADIO CIDADE

Fernando Ribeiro e Genivaldo, radialista da Radio Cidade
Estive hoje, dia 08 de dezembro na radio cidade, radio comunitária localizada na Cesp, participando de uma entrevista no programa do radialista Genivaldo, onde discutimos diversos temas de relevância para o nosso município, entre eles a questão do abandono dos nossos bairros da periferia e a postura que um vereador deve ter diante do povo. Foi um bate papo bem animado onde ouvintes puderam ligar para esclarecer suas duvidas e dar a sua opinião sobre os temas debatidos.
            Uma ouvinte do bairro do Savoy chamada dona Fátima, me questionou se eu achava correto um vereador ganhar o mesmo que um médico, uma vez que este passa 15 anos de sua vida estudando enquanto um vereador não necessita de uma formação especifica. Respondi que não concordava com isso, pois acredito que antes de ser vereador, a pessoa deveria ter pelo menos o ensino médio completo e já ter trabalhado na condição de assessor pelo menos durante um mandato. Respondi ainda que, em minha opinião, o orçamento da Câmara Municipal deveria ser dividido ao meio e a metade em questão, transformada em emendas parlamentares em beneficio de nossa cidade. Ou seja, se Câmara recebe 10 milhões de reais ao ano, 5 milhões de reais seriam divididos entre os vereadores para que estes determinassem junto com a comunidade aonde o dinheiro seria utilizado. Neste caso seriam R$ 500.000,00 em melhorias determinadas por cada vereador.
            Outro fator abordado foi à questão do Jardim Coronel e do abandono daquela região, onde citei a condição do asfalto da avenida principal que se encontra asfaltada pela metade, enquanto nos folders do governo diz que ela foi asfaltada na sua totalidade.
Fernando Ribeiro durante a entrevista

Fernando Ribeiro respondendo aos questionamentos dos municipies
Radialista Genivaldo apresentando perguntas de interesse da nossa cidade