Adesivo

Adesivo

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ASSESSOR AFIRMA QUE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NÃO DEVE EXPLICAÇÕES A NINGUEM, SOMENTE AO TRIBUNAL DE CONTAS.

Fernando Ribeiro e Marc Fortuna
 durante a campanha do Conselho Tutelar
Fui procurado por oito profissionais de escolas do município onde foi informado que o município, não pagaria o 14º. Salário este ano aos funcionários da educação (Inspetores, merendeiras, professores, encarregados da limpeza, etc...), pois segundo havia sido informado, não tinha sobrado dinheiro. Esse fato me causou estranheza, e decidi investigar os aspectos legais no tocante a este beneficio. Apurei que realmente não existe uma lei que obrigue os municípios a pagarem o 14º salário. O que existe é um projeto de lei tramitando no senado, de autoria do senador Cristovam Buarque, que obriga o pagamento deste beneficio. Mas antes, para que vocês possam entender melhor, vamos a uma explanação sobre este beneficio.
O 14º. Salário é uma bonificação paga a escolas que atingirem a meta estipulada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Através dessa meta, as escolas se vêem obrigadas a melhorar a qualidade de ensino de seus alunos ano a ano e a avaliação é feita através da Prova Brasil, de responsabilidade do Governo Federal. Cabe ressaltar que o recurso para o pagamento desta bonificação é proveniente do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), ou seja, o município não paga um centavo por isso.
Depois de averiguar estes fatos procurei informações no site do próprio IDEB a fim de avaliar a qualidade do ensino básico de Itanhaém, vejam os gráficos:

4º Serie

8º Serie


Com base nesses gráficos, vi que Itanhaém havia alcançado a meta estipulada pelo IDEB, o que garante aos profissionais da Educação o recebimento deste beneficio. Logo em seguida resolvi averiguar quanto o município de Itanhaém havia recebido, vejam os valores informados pelo próprio site do Governo Federal:

(Copie e cole na barra de navegação)

http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaFavorecidos.asp?Exercicio=2011&SelecaoUF=1&CodUF=0&SiglaUF=SP&NomeUF=SÃO PAULO&ValorUF=&ValorTodosMun=&CodMun=6543&NomeMun=ITANHAEM&ValorMun=4257715301&CodFuncao=28&NomeFuncao=Encargos Especiais&CodAcao=0C33&NomeAcao=FUNDEB&ValorAcao=3.598.163,45

            Com base nessas informações, resolvi averiguar o quanto havia sido gasto na educação, afinal são TRES MILHÕES DUZENTOS E CINQUENTA E CINCO MIL CENTO E QUATORZE REAIS E NOVENTA E SETE CENTAVOS, o que a meu ver, é uma quantia bem considerável, e uma vez que a prefeitura é um órgão publico nada do que é feito por ela pode ser omitido da população, ou seja, os gastos dela SÃO PUBLICOS, garantindo assim o direito a qualquer pessoa de questionar para onde o dinheiro é enviado. Resolvi então falar com o Marc Fortuna, Assessor da Secretaria de Educação, Senhora Cilene Célia Rodrigues Forssell, no tocante de agendar uma visita minha com a Secretaria, para que eu pudesse explicar a esses funcionários o que de fato havia ocorrido. Qual foi a minha surpresa, que ao dizer ao senhor Marc os motivos da minha ligação, a resposta que obtive foi essa: Olha, a Secretaria, não deve explicações a um funcionário municipal que tem um blog, nem a ninguém, ela só responde ao Tribunal de Contas, e porque você não vai falar com o seu vice prefeito para que ele venha perguntar a ela!
            Confesso a vocês que fiquei em silencio por uns 4 segundos, não acreditando no que eu ouvia. O mesmo Marc Fortuna que antes estava apoiando o vice Ruy Santos, que trabalhava antes para o Vice Ruy Santos, o mesmo Marc que foi apoiado pela equipe RS e por mim para a eleição do conselho tutelar, o mesmo Marc que se indignava com as injustiças cometidas por este governo, o mesmo Marc que se diz meu amigo, assumindo uma postura de defesa da Primeira Dama e indo contra aos interesses do povo e da transparência com o dinheiro publico, uma vez que os motivos aos quais me levaram a criar este blog foi o de levar principalmente à verdade as pessoas. E não terminou por ai: Olha Fernando, vou te dizer uma coisa, CUIDADO COM O QUE VOCE POSTA NESSE BLOG, é um conselho de “amigo”.
            Bem senhores, gostaria de deixar alguns pontos claros, primeiro: nada do que é postado aqui, é baseado em achologia, antes de postar algo, eu procuro me informar principalmente dos aspectos legais de cada tema. Portanto, jamais iria postar algo que não condiz com a lei. Segundo, respeito às decisões de cada um, mas jamais vou deixar de postar algo simplesmente para agradar quem quer que seja e isto é algo que o próprio Ruy Santos sabe, por uma razão muito simples: o meu compromisso é com vocês, é com o povo, os verdadeiros chefes dessa cidade. Terceiro: não tenho medo de ameaças e principalmente NÃO TENHO MEDO ALGUM DESSE GOVERNO, comecei a trabalhar com 12 anos de idade, já fiz de quase tudo na minha vida, aprendi da forma mais difícil a sobreviver com pouco dinheiro e pelo pouco de tempo que tive com meu pai, aprendi o valor da honra de maneira quase medieval, ou seja, que a honra esta acima até mesmo da minha própria vida e se tiver que morrer por ela e pelo povo, irei morrer com orgulho. Quarto: aquele que vende seus ideais, que abre mão da defesa dos inocentes por um cargo, na minha concepção não passa de uma prostituta moral, um fariseu amaldiçoado.
            No mesmo dia, depois que o Marc me informou que estaria com a Secretaria de Educação do espaço cultural Benedito Calixto, resolvi me dirigir para o local, mas no meio do caminho encontrei o Ruy e resolvi conversar com ele a esse respeito (Já que foi essa a recomendação feita), e fiquei abismado com uma informação que até então desconhecia. É fato que o Ruy assumiu a prefeitura diversas vezes, porem, essas vezes o tempo nunca passava de 15 a 20 dias. Num limite de tempo como esse, o máximo que você consegue fazer a frente de uma prefeitura, é apenas garantir o seu funcionamento, pois esse prazo, não permite alterações mais profundas como à troca de secretários. E durante essas quinzenas em que ele assumiu como prefeito, uma delas foi numa época de fim de ano, e o 14º. salário foi regiamente pago, uma vez que os índices do IDEB foram atingidos, e ao contrario do comportamento que a Secretaria de Educação supostamente teria, informado pelo senhor Marc, Ruy Santos me recebeu em seu gabinete e me mostrou toda a documentação pertinente da época em que foi prefeito. Fiquei quase uma hora e meia analisando todos os documentos dessas quinzenas, e quando questionei se o valor enviado seria suficiente, ele me respondeu que sim, mas cabe ao Prefeito e a Secretaria de Educação o pagamento deste.
            O que mais me corta o coração é que tem funcionários que dependem desse abono para quitar suas responsabilidades, mas infelizmente não irão receber este beneficio.
            Peço perdão ao povo de Itanhaém e a vocês funcionários, mas infelizmente não consegui, desta vez fazer valer um direito de vocês adquirido pelo mérito de seus esforços. Procurei fazer o máximo que pude, mas não consegui desta vez vencer a tirania deste governo feudal e autoritário, mas essa guerra ainda esta longe de acabar, e não vou poupar nem sequer meu ultimo sopro de vida por vocês. Mais uma vez perdão povo.


Um Grande Abraço e um Feliz Ano Novo
Fernando Ribeiro

8 comentários:

  1. fAÇO QUESTAO DE SALIENTAR AS OTIMAS MATERIAS FEITAS PELO MEU AMIGO FERNANDINHO.. sempre exclarecedoras..quanto ao Fundo do FUNDEB se eu nao me engano..tem que ser administrador por professores efetivos e que eu me lembre teve um tempo ai que nao foi feito isto..estava irregular..estou correto? da uma apurada nisto tambem...

    ResponderExcluir
  2. O Sr. fezmuito bem em buscar esclarecimentos , mas informo-o que sua postura de apoio ao Sr. Vice-Prefeito, me deixa temerosa quanto à sua imparcialidade no assunto. Certo que o Prefeito de fato e de direito é o Sr. Forssel e a secretária da Educação D. Cilene C Rodrigues Forssel, mas o Sr. Vice-prefeito é co-autor juntamente com o nobre edil de todas as falcatruas ou quiça, falta de informação , ao povode Itanhaém e pricipalmente aos professores que são deste municipio. Afinal foram eleitos juntos no mesmo pleito, parceiros e companheiros. O que assusta é que hoje são, cobra e escorpião lutando pelo mesmo ninho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Angelica, compreendo o teu receio e agradeço voce ter me questionado sobre este assunto.

    Bom vamos la: Em primeiro lugar, quando o Ruy me convidou para apoia-lo eu lhe disse que ele fizesse algo de errado, tb o cobraria da mesma forma como cobro todos os outros. Dois, o cargo de Vice Prefeito, conforme a propria lei explica, é de apenas subistituir o Prefeito em suas ausencias. Na epoca, o Ruy havia questionado durante uma reunião sobre a qualidade dos serviços prestados para a população, ou seja, a maioria dos seus secretarios estavam deixando muito a desejar, então foi sugerido ao prefeito um choque de gestão, ou seja trocar os secretarios defeituosos por secretarios que fossem trabalhar de forma correta. A resposta do Prefeito foi categorica: Eles são meus amigos e eu não vou troca-los, na sua gestão como prefeito voce vai demiti-los Ruy?
    Nisso o Ruy respondeu: Claro, por duas razões, primeira que eles não estão produzindo nada e em segundo que a equipe quem decidirá sou eu.
    Foi ai que o prefeito retirou o apoio do Ruy e decidiu apoiar o Marco Aurelio, porque este manteria a situação como esta hoje.
    Tanto que todo o nosso grupo se desvinculou do PSDB e fomos para outros partidos.

    Com relação a mim, eu tenho uma postura que asusta muitos ditos "politicos" da nossa cidade e o Ruy sabe bem disso e foi e aceitou isso, mas se voce preferir, nós podemos nos encontrar para que voce me conheça e assim me avalie, acredito de coração que uma administração justa é uma administração participativa onde o povo opinará como e onde o dinheiro deve ser gasto, e nesse ponto o Ruy foi o unico que tambem teve essa ideologia.
    Outro ponto, o motivo de apoiar o Ruy foi pela experiencia, pelo seu passado e por sua decisão de abandonar o Prefeito e sua corja, quando percebeu que nada iria mudar.
    Faça o seguinte, pesquise o passado dele e o meu, pergunte, questione, se tiver uma denuncia, me avise, vou correr atras de todos os aspectos legais, em seguida vou questionar a quem de direito e se não resolver vou denunciar aqui sim. Tu não sabes o quanto me deixa feliz esse tipo de atitude como a sua, é uma atitude de quem esta realmente preocupada com a nossa cidade e isso me da cada vez mais força para continuar lutando. Obrigado

    Um Grande Abraço
    Fernando Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Muito exclarecedor Fernando. Não vejo ninguem, digo Ninguem, situação ou oposição mostrando o que irá ou pretnede fazer. O unico que vejo é o Ruy Santos falar na gestao participativa, na busca de melhorias para a cidade como coleta seletiva, entre outros projetos. Tem pré-candidato por ai que esta se achando o Rei do Asfalto, em cada esquina vai asfaltar uma rua. Sem preparo nenhum de executivo. O Grupo Ruy Santos é sim uma Oposição, mas uma oposição inteligente. Não fica bentendo por bater, esta mostrando de fato a o que vem e para o que vem.

    E Agora na rede do Facebook estão criando perfis Falsos chamados de "fakes" para denegrir a imagem de quem quer que seja. Eu duvido que estes Fakes tem a ombridade de por a cara para Bater, de se expor, de mostrar por A + B que estao certos. Nos do Grupo de apoio ao Ruy Santos exposmos nossas faces pois nao gostamos de politicas sujas. E esta historia de Ruy Santos e Marco Aurelio ate março é uma grande farsa, não existe isto. Se para tentar ludibriar a população usam artificios de engodo por que seu candidato sofre par alavancar sua candidatura. Nós do Grupo de apoio ao Ruy santos estamos apenas preocupados em mostrar o que sera feito, e apontar os erros da atual administração, tudo com a maior lizura, como toda campanha deveria ser; Sem ataques pessoais a uma pessoa ou a um grupo, ao contrario do que ocorre em outros grupos de Apoio. Parabens Fernandinho. Fechando o Ano com Chave de ouro.

    ResponderExcluir
  5. as aves de rapinas e agorentas não silenciam a nossa indignação, jamais poderemos aceitar um governo que se baseia em uma política com perfil de coronelismo...luto oficial contra a corrupção e omissão no governo de Itanhaém, onde quem perde é sempre a população!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabens Fernando, pois tenho acompanhado suas matérias e só tenho a agradecer por colocar público alguns fatos que alguns gostam de fazerem vista grossa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!! Itanhaém está precisando de pessoas que realmente mostrem a realidade sem medo de ser coagido... trabalhei por muitos anos pela Prefeitura (professora) e graças a Deus nunca precisei de cabide de emprego. Se conquistei o pouco que tive foi pelo meu esforço próprio!! E me orgulho demais disso!!! Hoje estou na Prefeitura Municipal De Santos e de São Vicente, mas espero um dia voltar a dar aula aqui novamente, mas infelizmente, enquanto essa gestão continuar, será impossível!!! Continuo morando em Itanhaém pq ao demais a cidade, mas já faz muito tempo que Itanhaém pede socorro, principalmente ´nós, Educadores dessa cidade. Quem irá olhar por nós um dia???!!! Resta a esperança de tempos melhores...
    Abraços
    Elisa Carla

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Fernando.
    Grande abraço e feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir